Sempre ouvi, que em dieta para perda de peso, deveria evitar cenoura e beterraba, pois ambas, tinham alto teor de açúcar. Parecia que o universo estava contra mim…tudo que eu gostava, não era indicado…Errado!

Se você quer perder aqueles quilinhos não pode deixar de incluir no cardápio os benefícios da beterraba. A beterraba possui pouquíssimas calorias e possui muitos nutrientes, por isso é perfeita para quem deseja emagrecer com saúde. A beterraba pode ser consumida de várias formas, mais a que se destaca é seu suco feito com laranja e cenoura….sucesso na minha festa de 15 anos, onde a bebida servida foi ela 🙂 inédito pra época…mas sabedoria de minha mãe que não gostava da ideia de refrigerante.

Se o suco de beterraba for tomado todos os dias antes das principais refeições aliado com uma dieta e exercícios físicos, é possível perder até 6 quilos em 10 dias e outro beneficio é a eliminação das temíveis celulites \0/ a beterraba se tornou minha melhor amiga! kkk

Consumida in natura ou em sopas, sucos e saladas, a beterraba possui cor vermelha arroxeada que é resultado da pigmentação de uma substância chamada betalaína um antioxidante natural, que previne o envelhecimento celular e reduz alguns tipos de câncer. Além disso, a raiz é rica em vitamina A, que auxilia o bom funcionamento da visão, vitaminas do complexo B, que são importantes para o sistema imunológico e vitamina C, que também possui ação antioxidante.

A ingestão de beterraba também ajuda a aumentar a dilatação dos vasos sanguíneos, que melhora o fluxo de sangue e a passagem de oxigênio. Por esse motivo, a raiz ajuda a prevenir doenças como o acidente vascular cerebral e a demência. Apesar de ser fonte de açúcar, o vegetal não deve ser retirada da dieta dos diabéticos porque é rica em fibras que auxiliam no controle glicêmico.

“A raiz deve ser inserida dentro do contexto de uma alimentação saudável para os diabéticos”.

Use e abuse dela: raiz em saladas, sopas, sucos; talos, refogados como de costume, servem de recheios para pasteis, massas e para agregar a algum recheio usual; folhas, para saladas, picadas como couve manteiga … totalmente  aproveitável! Eu, ao compra-la, já tiro uma hora para: lavar as folhas, talos e raízes..seca-las e acondiciona-las em sacos plásticos, que me facilitarão o uso por toda a semana…

Algumas receitinhas …

Suco de laranja com cenoura e beterraba

Ingredientes:

  • 6 laranjas grandes
  • 1 beterraba
  • 1 cenoura grande

Preparo:

  1. Passar a beterraba e a cenoura na centrífuga
  2. misturar o restante com o suco de laranjas e adoçar com mel.

 

Salada Simples

Ingredientes:

  • 1 alface americana
  • 2 cenouras raladas
  • 1 beterraba ralada
  • 1 tomate sem pele e sem sementes
  • 1 cebola cortada em rodelas ou picadas

Molho:

  • 1 colher de chá de sal
  • 1 pitada de açúcar
  • 1 colher (sopa) de azeite de oliva
  •  2 a 3 colheres (sopa) de vinagre

Preparo:

  1. lavar bem os ingredientes
  2. rasgue as folhas do alface para que fiquem menores e rale as cenouras e beterraba
  3. pique o tomate após retirar a pele e as sementes e corte as cebolas
  4. Junte tudo.

Para fazer o molho:

  • junte o açúcar, sal, azeite e vinagre numa xícara, misture bem e jogue sobre a salada. Está pronto!
Com a(s) Tag(s) →