O sal, é uma substancia que absorve umidade …. basta observarmos, num dia de chuva, o estado em que fica o nosso saleiro: empedrado, úmido, devido ao excesso de umidade do ar.

Em muitas fazendas, para retirar a umidade da carne, faz-se a salga , que permite que a carne dure mais…Vemos na pratica, no uso da carne seca. Mas o que tem isso de errado?

Nada a nível de conservação…. ele realmente cumpre o papel a que se preza. Mas e a nível de saúde?

Se você sofre, como eu descobri com minha nutricionista, de retenção de liquido, cuidado com o cloreto de sódio (sal) . Para uma dieta orientada, é sempre indicado beber bastante água e diminuir o consumo do sal de cozinha…mas fiquei ainda mais atenta, com a quantidade de sódio nos alimentos industrializados, enlatados, conservas, embutidos e defumados.

Este mineral tem funções importantes em nosso organismo, mas em quantidades excessivas, pode prejudicar a saúde.

Vou dar alguns exemplos:

– você sabia, que o refrigerante diet ou light, tem uma quantidade maior de sódio do que o refrigerante tradicional? Um copo do refrigerante tradicional tem em media 10 mg de sódio, contra os 23 a 30 mg no light ou diet (3 vezes mais!)  Ganha-se por um lado, mas perde-se e muito por outro…vale a pena? O tradicional então, terá açúcar, calorias…o diet ou light, terá o sódio que faz reter liquido e ficar inchada. Se o objetivo for afinar a silhueta, ambos serão prejudiciais, não é mesmo? Melhor beber suco natural.

– veja agora a sopa pronta: chega a ter até 600 mg de sódio … nem pensar! tome a sua sopinha preparada com legumes fresquinhos e verduras da época..

– macarrão instantâneo: outro vilão!  Tem em média 1900 mg de sódio em cada pacotinho. Já a mesma quantidade do macarrão tradicional, sem molho, tem 20 mg. De assustar, não?

Eu, que achava não ter problema de retenção de líquidos uma vez que ha muitos anos, evito o excesso de sal, descobri que tenho problemas, provavelmente devido a temperos prontos; caldos industrializados; comida pronta….vilões camuflados de bonzinhos e meus amigos  🙁   afinal me socorrem em minhas correrias do dia a dia …..  mas não vale a pena. Mudei …. \0/

Por ser um conservante barato, ele acaba sendo usado indiscriminadamente e nos afeta a qualidade de vida. Nao sou nenhum bicho-grilo … muito menos radical….mas acho que todos procuramos melhorar nossa qualidade de vida e o aprendizado é eterno. Então, comece a observar e aprender, como eu, a eliminar o que não te agrega bem estar nem saúde.

Mais uma vez, fico feliz com minha mudança e disposição em sempre aprender e melhorar. Nao foi à toa, que ao abrir a “Sabor com Amor“, minha preocupação primeira, foi: produzir…  mas com consciência e respeito, aquilo que você espera e procura num produto selecionado, bem tratado e com conservação natural: pressão. Nos nossos grãos, não vai nem um pingo de sal. Você os tempera como achar melhor…e eles se conservam por 1 ano …  do jeitinho que faço.

Aproveite, porque neste mês de setembro, vamos ter uma oferta. é uma nova chance de testar o que foi dito aqui: agregar facilidade a respeito por sua saúde….afinal a vida é um presente e deve ser levada como uma preciosidade que recebemos.

Nao é necessário se privar das facilidades…so’ é necessário ter critérios sábios nas escolhas.

Bj grande

Mimi

 

 

 

Com a(s) Tag(s) →