Tudo na cozinha tem seu segredinho: um tempero acrescentado e inusitado; o tempo de forno ou fogão; o jeito de apresentar a comida… Nao é verdade que estes pequenos detalhes fazem toda a diferença?

Com o cozimento de ovos, é assim também.

É muito comum as pessoas colocarem os ovos pra cozinhar e esquecerem da vida, já que não tem perigo de queimar, mas o resultado são ovos com a gema seca e esfarelada, além de escurecida em volta e nada apetitosa..

Quando se aquece o ovo, as proteínas da clara, que antes estavam enroladas, perdem sua estrutura e se unem umas às outras. É por isso que ele endurece.

Acontece que, se ficar tempo demais no calor, a clara, além de dura, fica borrachenta. Já a gema fica esverdeada, porque uma de suas proteínas, que contém enxofre, reage com outra, que contém ferro.

Aí, além de ficar escuro, o ovo fede. Portanto o segredo do ovo cozido é o tempo.

Coloque água numa panela,e leve ao fogo, fique de olho e assim que a água ferver coloque os ovos e deixe por exatamente 3 minutos, desligue o fogo e mantenha os ovos nessa água por mais 10 minutos.

Depois retire da água quente e coloque para esfriar numa tigela com água fria. Resultado: clara mais macia e gema mais amarela e cremosa, nem seca nem mole.

Agora nao tem desculpa…já aprendeu um segredinho básico, mas imperdível.

Bjs

Mimi

Com a(s) Tag(s) →