Sempre que penso em cortes diferentes de verduras, minha lembrança me remete a cozinha oriental e seu esmero em apresentar cada prato de forma simples, mas com detalhes que valorizam cada prato em especial. Pode parecer frescura, mas faz toda a diferença, afinal, ja dizia o ditado popular: comemos primeiro com os olhos! Isso é fato. Uma apresentação bonita de um prato que nem conhecemos, nos aguça o desejo de saber seu sabor e sua alquimia na elaboração.

 

As características de cada preparação requerem diferentes tipos de cortes.

Importante: ter uma faca afiada e de lamina larga para facilitar nossa tarefa. O resto, se consegue com pratica e seguindo ao pé da letra cada passo.

CEBOLA

“juliana” (juliene para os franceses) – ou tiras fininhas : descascar a cebola e corta-la pela metade no sentido do comprimento. Depois, cortar as metades no sentido da largura. Fazer cortes finos, que permitam, ao separa-las, formar metades de anéis.

“anéis” – fazer um pequeno corte no sentido do comprimento somente para ter uma base de apoio. Apoiar a cebola sobre a tabua e cortar em forma fina e no sentido da largura, para formar os anéis.

“picar” – cortar a cebola pela metade. Fazer cortes finos no sentido do comprimento sem chegar à outra ponta da cebola. Depois, fazer cortes no sentido da largura a 45°. Para finalizar, atravessar o corte anterior com cortes no sentido da largura e perpendiculares.

CENOURA

Raspar a cenoura e corta-la em pedaços de 6 cm de comprimento. Cortar cada um dos pedaços em fatias feitas no sentido do comprimento, com 2 ou 3 mm de grossura. Colocar 2 ou 3 fatias, uma em cima da outra e corta-las em tirinhas fininhas (juliana) para formar bastõezinhos – da mesma maneira que é indicado para cortar os pimentões. Cortar alguns bastõezinhos para fazer quadrados de 2 ou 3 mm.

assim como esta na foto, já fica perfeita para servir como entrada com algum pate ou sal grosso..para finalizar é so’ cortar em quadradinhos como disse.

 

PIMENTÃO

Cortar o pimentão ao meio, tirar o cabinho e as sementes. Tirar também as partes brancas e as nervuras. Dividir em duas partes, cada metade. Cortar tiras de 2 ou 3 mm de grossura, respeitando a direção das fibras.

ABOBRINHA

Cortar a ponta e o tronco da abobrinha. Utilizar uma faca ondulada (especial para fazer cortes com formas determinadas) para cortar as rodelas..nada impede de cortar com sua faca normal…so’ fica mais bonito o acabamento. Para fazer o corte com fendas em forma de grade, girar a abobrinha 90° entre o corte de uma rodela e outra. Para cortar em tirinhas, seguir as mesmas indicações dadas para o pimentão e a cenoura.

Agora, é treinar e por a teoria em pratica…você vai se animar quando ver o resultado e como é simples depois de uma primeira experiencia.

beijos

Mimi

Tags usadas:  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.